A realidade é mágica. Muitos passarão a vida sem saber o que isso significa e as implicações disso. O significado básico é que a mente é central na experiência humana. Uma definição de magia implica a mente, o que impacta visões importantes como o materialismo.
Quase a todo instante a mente está induzindo o mundo. Com suas memórias, com suas holografias, com suas vozes, com seus sentimentos, com seus sentidos. Especialmente com seus sentidos. Sentidos são obra mágica.
Mágica é algo que capacita, que dota, isto é, trata-se de meio da mente. A educação formal, num certo sentido, é o cultivo de mágicas. A mágica da história. A mágica da matéria. A mágica da espiritualidade. A mágica do corpo. A mágica dos jogos de poder. A mágica dominante.
Essas mágicas são passadas frequentemente pela palavra, mas também por imagens e sensações. Muitas vezes são como mapas mentais, frequentemente de sentidos, sendo um deles aquele da causalidade. “Isso é assim por causa disso”.
Sem mágica não há mundo, pois mundo é encantamento e concertação. O mundo é um lugar de devotos, seres encantados por certos aspectos da experiência, incluindo o da mágica. Todas as pessoas são, por assim dizer, mágicas; dependem de imagens e imaginações.
Quando o aspecto mágico da experiência humana é reconhecido podem emergir novos modos de conhecer. Aquilo que era real passa a ser visto como mágico. Aquilo que parecia totalmente objetivo aparece como mente.
Há poder na mágica e no reconhecimento do aspecto mágico que condiciona as realidades ou bolhas de experiência. Para ter uma ideia do poder da mágica, basta assistir a um telejornal. No fim da transmissão observe o fluxo mental, as emoções e o sentimento no corpo.
O reconhecimento do aspecto mágico gera diferentes frutos. Um, tido como útil para quem pratica o treino da mente, é a experiência de maleabilidade em meio a fenômenos, sejam lidos como internos ou externos. Às vezes, também, um pouco de mágica pode ser útil.
Você está num hospital. Estar num hospital é mágica. Significa que a experiência deve passar e ser condicionada pela mente. Ao reconhecer o aspecto mágico da mente, o hospital é despido de sua aparente concretude. Nu, pode ser revestido por outra mágica. Mas qual?
Comments