"Caminho" é uma das metáforas mais comuns no chamado "caminho espiritual". Implica movimento, gradualidade, refinamento, esforço, objetivo, meios.
"Dharma" é uma das palavras mais antigas a designar esse processo. Indiana, pode ter pelo menos 6 sentidos.1
Todas as pessoas teriam um dharma, isto é um caminho. Qualquer ideologia subscrita por alguém torna-se o dharma dela. Ela está na musculação, aquele momento é o dharma dela.
Nesse sentido, dharma é o caminho visto como vivência ou experiência. Esse sentido sugere que algo a levou até ali, como aspirações e circunstâncias.
Os dharmas se cruzam. Dharmas pessoais são influenciados por dharmas coletivos. Dharmas emocionais são instigados por dharmas políticos, e assim por diante.
Do ponto de vista do treino da mente, um dos objetivos é reconhecer os dharmas nos quais operamos. Uma questão aí resume-se na pergunta: esse dharma pode cumprir o que promete?
Em meu caminho fui apresentado a dharmas que começam na mente. Mais frequentemente somos apresentados a dharmas que começam no mundo chamado natural.
Um dharma que começa na mente tem base no reconhecimento na centralidade da mente na experiência humana. Qualquer dharma que não atente para isso nasce, em meu ponto de vista, com um grande ponto cego.
Ainda que sejam incomuns, os dharmas que começam na mente são variados. Alguns podem iniciar pelo aspecto fenomenológico da mente, outros no aspecto ético, no corpo, e assim por diante.
Uma prática do dharma da mente é reconhecer a natureza dos dharmas, agora vistos como “aparências”. Dharma como aparência é um dos sentidos da palavra dharma.
Quem pratica aprende a observar a mente com o objetivo de reconhecer, por assim dizer, três naturezas: de quem observa, da mente e dos objetos de consciência.
Uma das razões de praticar isso está no fato de que muitas experiências aflitivas manifestam-se diretamente associadas à mente e ao suposto sujeito que vivencia essa mente.
Observar com inteligência a mente, em tese, produziria maior intimidade com o modo como mente e pessoa vêm a ser. Isso teria o efeito de reduzir o sofrimento, dentre outros frutos.
Por fim é importante lembrar que os dharmas não são todos iguais. Crer nisso seria subscrever um tipo absolutista e disfuncional de relativismo. Você não cura câncer comendo pneu de caminhão.
NOTA:
1. dharma como: satya, siksa, citta/cetasika, dravya, sucarita, guna e asraya.
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